A criação do maior vilão das HQs

Essa semana chega aos cinemas o filme Joker. Que tal relembrar com foi criado o personagem?

Durante a pesquisa para escrever o roteiro de Bill Finger – A história secreta do Cavaleiro das Trevas, encontramos novas informações. A maioria, claro, vindas do impressionante trabalho realizado por Marc Tyler Nobleman.

O fato é que a criação do Coringa até hoje gera polêmica.

Jerry Robinson sempre alegou que foi ideia sua. Com uma personalidade mais combativa que Bill Finger, Jerry nunca deixou Bob Kane lhe jogar nas sombras. Desde cedo o mercado sabia quem era o jovem desenhista. A própria DC Comics reconheceu o Coringa como sua criação. E enquanto ele ainda era vivo (bem diferente do que aconteceu com Finger). Afinal, foi Robinson sim que apareceu com o desenho da carta que inspiraria o nascimento do Palhaço do Crime.

O problema é que outros autores do período falam que foi ideia de Bill Finger.

O talentoso roteirista teria se inspirado em Conrad Veidt, do filme de 1928 The Man Who Laughs, e num pôster que havia num parque de diversões em Coney Island.

Kane, claro, sempre dizia que foi ele o criador – o que todos sabem ser apenas mais uma de suas mentiras.

Para ser justo com Bill e Jerry, no nosso documentário em quadrinhos fizemos o nascimento do maior adversário de Batman ser um brainstorm entre a dupla dinâmica e sua impressionante sintonia criativa – que na prática foi o que aconteceu.

O Coringa já nasceu importante, fazendo sua estreia quando o Homem Morcego ganhou revista própria, em Batman #1 (abril de 1940).

Quando estiver no cinema, independente do que achar do filme, lembre-se de saudar Bill Finger e Jerry Robinson, os verdadeiros pais do maior vilão das histórias em quadrinhos.

 

 

 

 

Bill Finger – A história secreta do Cavaleiro das Trevas
https://www.amazon.com.br/…/ref=cm_sw_r_tw_dp_U_x_fGPKDb0HF…

#Joker #Cinema #Movies #Batman #Quadrinhos #Comics #HQ